CAPS completa 1 ano de bons serviços prestados à pessoas com problemas mentais

O aniversário foi comemorado nesta segunda (25/04/16).

VEJA NOSSA PRIMEIRA REPORTAGEM SOBRE O CAPS DE VARJOTA-CE:

Saúde: Prefeitura de Varjota consegue CAPS, que atende a pessoas com doenças mentais

Depois de enfrentar uma grande luta, a Prefeitura de Varjota, através da Secretaria Municipal de Saúde consegue mais um importante projeto para beneficiar os varjotenses.
Trata-se do CAPS - Centro de Atenção PsicosSocial, que são serviços destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais.
O CAPS de Varjota dispõe de equipe multiprofissional composta por uma médica/psiquiatra, uma psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e outros profissionais, que atendem de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, na rua Modesto Mendonça, próximo ao estabelecimento do senhor Zé da Bomba, no centro de Varjota.
Fotos: alguns pacientes:
Alguns dos profissionais fazem primeiro uma triagem sobre cada paciente e, em seguida agendam o atendimento com o psiquiatra, que atenderá ali mesmo.

Muitos dos pacientes já vem encaminhados por profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Varjota (postos de saúde). O CAPS varjotense atende crianças, adultos, dependentes químicos (drogados), pessoas com depressão severa e outras. Também realiza visitas domiciliares e outras ações.

O CAPS realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS também atende aos usuários em seus momentos de crise.

O CAPS de Varjota apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.
Este benefício é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Varjota com o Governo Federal, onde a prefeita Rosa Cândida e a secretária de saúde, Dra. Ana Patrícia se esforçaram muito para torná-lo realidade.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

O CAPS varjotense iniciou suas atividades ainda em meados do ano de 2014, no PSF do bairro Empréstimos, mas para oferecer um atendimento melhor aos seus beneficiários, a Prefeitura disponibilizou um prédio exclusivo para o funcionamento do CAPS, no endereço acima citado.
Ainda não houve solenidade de inauguração, mas está funcionando a todo vapor, que é o mais importante.
Segundo informações, o senhor promotor de Justiça de Varjota, Dr. Diego tem elogiado muito o trabalho do CAPS varjotense.

A Dra. Géssica, psicóloga, concedeu uma entrevista sobre os atendimentos do CAPS de Varjota.
ASSISTA:

Fonte: RobertoLiraNotícias
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013