Varjota: Pro-Cidadania deve ser reativado com nova capacitação para os agentes e viatura

Após pouco mais de um mês após a entrega por parte da Prefeitura de Varjota do plano de trabalho para renovação do Programa de Proteção à Cidadania, e após análise de documentos e a constatação da adimplência do município em sua prestação de contas a Prefeita Rosa Cândida assinou ontem (15/05) na Sede da SSPDS a renovação do referido convênio.

O Programa de Proteção à Cidadania mais conhecido por Pró-Cidadania) foi lançado pelo Governador Cid Gomes em 2009 e tem o objetivo prevenir atos e ações que possam pôr em risco o patrimônio e os bens públicos, orientado pela filosofia e estratégia organizacional de segurança com cidadania, atuando no sistema de segurança pública e defesa social em todos os municípios conveniados. 

O Pró-Cidadania foi desenvolvido a partir da Lei Estadual nº. 14.318/2009, que tem como objetivo estimular a criação de guardas municipais. 

Em Varjota foram formados em 2010 pela Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), um total de 14 agentes. 
Os recrutas passaram por um criterioso processo de capacitação de 200 horas/aula com ênfase na valorização da cidadania, na segurança comunitária e na prevenção ao uso das drogas.

Os agentes aprovados na seleção foram contratados de forma temporária, por um ano, receberam fardamento completo, equipamentos de rádio comunicação e armamento não letal e o Município pagava 50% dos salários dos agentes.

O Convênio será renovado, mas o número de agentes será reduzido para apenas 9 (nove) justamente os que estão até hoje na ativa, pois mesmo a prefeitura tendo mantido o vínculo e pagando integralmente os salários dos agentes sem apoio do Estado, 5 (cinco) deles pediram dispensa do programa.

O Chefe de Gabinete da prefeitura, Rafael Vasconcelos, participou do Jornal Regional da Styllus FM de Varjota nesta sexta-feira (16/05/14), onde afirmou que a Administração Cidade de Todos tem como foco trazer a melhor condição de vida possível para o cidadão varjotense, sendo na área da saúde, da educação, da assistência social, dentre outras, e reafirma seu compromisso também na área de segurança pública buscando projetos e parcerias para dar mais segurança ao povo varjotense.

Fonte: Chefia de Gabinete/Assessoria de Comunicação
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013