Saúde de Varjota recebe equipe de Avaliadores do PMAQ (Ministério da Saúde)

Avaliador do PMAQ, Médico Dr. Antero Lemos, Enfermeiro Walfrido Gomes, Aux. De Enfermagem Adriana Leitão (PSF dos Empréstimos)
Três Avaliadores do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) estiveram no município de Varjota no período de 26 a 28 de março de 2014, para analisar a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica na Estratégia da Saúde da Família do município.

Os avaliadores do PMAQ, são responsáveis por avaliar as Unidades Básicas de Saúde inseridas no programa do Governo Federal. Além disso, o PMAQ aponta a garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde, foi um programa instituído pela portaria de nº 1.654 GM/MS do dia 19 de julho de 2011.
Enfermeiro Walfrido Gomes, Aux. De Enfermagem Adriana Braga, Médico Dr. Antero Lemos, Enfermeiro Alidemberg Loiola, Aux. De Enfermagem Adriana Leitão

No município de Varjota os Avaliadores analisaram as cinco unidades de saúde inscritas no programa de melhoria (PSF do Centro, PSF da Pedreiras, PSF do Croatá dos Martins, PSF dos Empréstimos e PSF do Ararinha). Dentre as unidades avaliadas o PSF dos Empréstimos recebeu pela segunda vez os Avaliadores da Qualidade. Foram aplicados na avaliação cinco módulos, sendo um em serviço de saúde, estrutura física e organizacional da saúde bucal, assim, como a estrutura de atendimento e a avaliação dos usuários, principal foco durante a avaliação.

A avaliação buscou reconhecer e valorizar os esforços e resultados das Equipes de Atenção Básica de Varjota e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica. Todos os dados coletados serão enviados ao Ministério da Saúde, e num prazo de aproximadamente trinta dias, o município será informado sobre as avaliações. O que permitirá mudanças e conseqüentemente melhoria na saúde oferecida a toda população de Varjota.

Fonte:Varjota Noticias.com/Fábio Dourado com informações/ Unidade Básica de Saúde Sebastião Magalhães de Negreiros Neto
Enfermeiro Walfrido Farias Gomes – COREN/CE 312.517
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013