CEARÁ PODE RECEBER UNIVERSIDADE FEDERAL NA REGIÃO NORTE

O Ceará poderá receber uma nova universidade federal, a quarta do Estado. A ideia é que seja criado um campus da Universidade Federal do Ceará na região Norte do Estado a partir do campus de Sobral. O deputado José Guimarães (PT-CE) e o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, reuniram-se na manhã desta terça-feira (4), em Brasília, para discutir o avanço do programa de expansão do ensino superior no Estado. "Estamos levando desenvolvimento ao interior por meio da democratização do conhecimento. É visível o entusiasmo nas cidades que recebem a universidade”, comentou o reitor.

Entre os planos traçados, estão a implantação de um campus avançado da UFC em Itapipoca e outro da UFCA em Iguatu. “Aos poucos, vamos cobrir o território cearense e oferecer educação pública e de qualidade ao jovens de todo o Estado”, defendeu Guimarães. “O Ceará merece esse investimento. Estamos fazendo um esforço por um projeto mais do que justo”, comentou Farias.O Ceará já conta com a UFC, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Para o deputado, a política de “interiorização do ensino superior e profissionalizante é uma forma combater desequilíbrios históricos e gerar igualdade de oportunidades”. Guimarães e o reitor agendaram uma visita do parlamentar às instalações da UFCA na próxima sexta-feira (7). O parlamentar é um dos responsáveis pelas negociações entre o Ministério da Educação (MEC), UFC e prefeituras da região do Cariri, que culminaram com a criação da universidade.

Aracatiaçu em Ação
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013