Número de mortes já se iguala ao do ano passado

Os óbitos chegaram a 36 nesta semana; a Capital soma 19 mortes neste ano, dois a mais que no Interior
O número de mortes por dengue no Estado do Ceará até a metade de setembro já se igualou ao mesmo registrado durante todo o ano de 2012, apontou o boletim epidemiológico divulgado, ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ao todo, os óbitos chegaram a 36 nesta semana, tendo em consideração os seis casos mais recentes verificados em Fortaleza, de acordo com o documento. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

Os dados revelaram 896 casos a mais confirmados nesta semana. Desde o começo do ano, há confirmação em 19.752 pessoas de 153 cidades FOTO: NATINHO RODRIGUES

A Capital soma 19 mortes pela doença neste ano, dois a mais que no Interior do Estado, que registra 17. "De fato, nós temos mais casos da doença que o Interior. Fortaleza tem uma dinâmica de transmissão muito mais intensa que os municípios menos populosos, por ser uma grande cidade", diz o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Lima.

O coordenador assumiu que o dado é expressivo e que a dengue ainda é um assunto de difícil condução, porém, ele ressaltou que os casos de 2013 em Fortaleza são menores que dos últimos quatro anos. "Neste ano, tivemos uma peculiaridade, houve um aumento expressivo, tanto em julho como em agosto, meses de declínio rápido nos anos anteriores. As chuvas começaram em maio e junho e foi até agosto, mesmo com pouca pluviometria", completou.

Complicação

Antônio Lima declarou ainda que, nas investigações realizadas pela SMS, foi apontado que 13 mortes na Capital - a maior parte dos óbitos - estão ligadas também a outras doenças como diabetes, cardiopatia, obesidade mórbida ou a usuário de drogas. O tipo hemorrágico foi responsável por 13 das mortes em Fortaleza, de acordo com o boletim semanal. Os outros seis óbitos foram causados pela complicação da doença.

Os municípios de Maracanaú (3), Maranguape (2) e Aracoiaba (2) seguem a Capital no índice de óbitos. Já Caucaia, Iguatu, Beberibe, Caridade, Cascavel, Chorozinho, Palmácia, Varjota, Itapiúna e Itaitinga registraram uma morte cada um. Nos últimos sete dias, cinco casos graves foram notificados, quatro em Fortaleza e um no Interior.

Os dados também revelaram 896 casos a mais da doença confirmados nesta semana no Ceará. Desde o começo do ano, há confirmação de 19.752 casos em 153 municípios. Fortaleza e Maracanaú também encabeçam a quantidade de casos, com 7.492 e 1.451, respectivamente.

No ano passado, o Estado do Ceará apresentou 51.701 casos confirmados de dengue em 167 municípios. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados 11 mortes de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), além de 25 óbitos de Dengue com Complicação (DCC)
Fonte:DN
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013