Prefeitura, em parceria com a Associação dos Municípios do Ceará e Arce realiza audiência pública sobre Saneamento Básico

A Prefeitura da cidade de Varjota, em parceria com a APRECE - Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará, com a Arce - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará e com a Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, realizou, na manhã desta quarta (08/05/13), uma audiência pública sobre Saneamento Básico.
A reportagem do Jornal Regional da FM 98 e site Roberto Lira Notícias entrevistou o assessor Ambiental da Aprece,  Pragmácio Teles, que é formado em Filosofia, tem especialização em Direito Ambiental e em Auditoria Ambiental.
Na entrevista, ele falou o seguinte:
"É um momento oportuno, que se discute aquele grande problema que não está só nesta cidade, mas no Brasil que é a questão do saneamento básico. 
A questão do saneamento básico envolve abastecimento d'água, drenagem fluvial e águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e principalmente a questão do esgotamento sanitário. 
São quatro eixos que nós estamos discutindo hoje, é um plano que nós estamos montando, esse plano é algo obrigatório a todos os municípios do território nacional porque a Lei 11445/2007 obriga aos municípios a elaborar seus planos municipais de saneamento básico. Se o município não elaborar esse plano, não terá acesso a recursos federais na área de saneamento básico. 
Varjota está de parabéns, pois é uma das pioneiras, já que dos 184 municípios cearenses, Varjota é um dos 66 primeiros que foram contemplados com esse projeto, e a cidade foi premiada porque não são todos que vão ter essa oportunidade do qual este convênio está dando na elaboração desse plano. 
Hoje nós estamos aqui fazendo a primeira audiência no decorrer deste plano".
Dr. Pragmácio Teles afirmou que a cada R$ 1,00 que se investe em saneamento, são economizados R$ 4,00 em Saúde Pública. Ele informou que a prefeitura de Varjota está entrando com 50% e o governo do estado com os outros 50% na confecção do projeto. O mesmo acrescentou que conhece a prefeita varjotense Rosa Cândida e sabe que ela faz uma administração excelente e ressaltou que bom seria se todos os municípios tivessem uma prefeita como ela.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:
 Fonte, fotos e vídeo: RobertoLiraNotícias
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013