Município é 1 dos 80 do país a implantar Projeto Cidade Digital e 1 dos 2 do CE a receber equipe do Governo Federal

A cidade de Varjota, através de um projeto bem elaborado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Tecnologia do município, aprovado pelo Ministério das Comunicações, conseguiu ser uma das 10 cidades do Ceará e uma das 80 do Brasil a ser beneficiada com o projeto piloto do Programa Cidade Digital, do Governo Federal.
Varjota conseguiu mais um destaque importante. O município foi escolhido como um dos dois do Estado (o outro foi Maracanaú) e um dos 11 do país que receberam nos últimos dias a visita de uma equipe ligada ao Ministério das Comunicações do Governo Dilma.
A visita ao projeto varjotense aconteceu na última quarta (10/04/13). A equipe é formada por três mulheres: Jaqueline Oliveira, da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações do Governo Federal, de Brasília; Úrsula Maruiama, da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), do Rio de Janeiro, e Alexandra Marine, do site da RNP, de Campinas-São Paulo.
As três enviadas do Ministério das Comunicações passaram o dia reunidas com o Secretário Vilaneve, o engenheiro eletricista contratado pela gestão municipal, Valmir Filho e o técnico Bi Martins, além de outros profissionais da área.
A equipe se reuniu no Centro de Inclusão Digital da cidade e visitaram as instalações do Projeto Cidade Digital de Varjota, localizado no bairro Empréstimos.
Em entrevista ao Jornal Regional da FM 98 e site Roberto Lira Notícias, Jaqueline Oliveira informou que o objetivo da visita foi fazer um diagnóstico das condições de gestão, de infraestrutura e da capacitação de pessoas na prefeitura e isso foi feito, em parceria com a equipe de (T.I.) Tecnologia da Informação do município.

O Cidade Digital deve oferecer internet de uma forma integrada a todos os órgãos municipais, o que deve melhorar os trabalhos da administração municipal e também vai disponibilizar internet de graça para a população, em alguns ponto públicos da cidade, onde um deles deve ser a praça da matriz.
Também deve oferecer um curso avançado de informática, que beneficiará aproximadamente 230 varjotenses.
Segundo a representante do Ministério das Comunicações, em Varjota o Projeto está atualizado e a Prefeitura está fazendo sua parte.
De acordo com ela, uma das contrapartidas da administração varjotense é pagar à Coelce um valor que está sendo negociado, para que alguns postes da mesma sejam utilizados para o Projeto.

Jaqueline parabenizou a gestão municipal varjotense, dizendo que a cidade está tendo visão de futuro e que entrou para a história como um dos 80 municípios a fazer parte deste projeto piloto.



Fonte: RobertoLiraNotícias
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013