VARJOTA: PROJETO DE TEATRO AFASTA CRIANÇAS DO MUNDO DAS DROGAS E DA CRIMINALIDADE


Escola Francisco Pio de Farias
As drogas e o crime são um verdadeiro tormento para a maioria das cidades brasileiras. É cada vez mais frequente vermos crianças e adolescentes envolvidas cada vez mais cedo nesse mundo cruel da criminalidade. O principal motivo desse fato ocorrer, é que muitas vezes, as crianças não têm oportunidade de ocupar devidamente seu tempo com atividades saudáveis, e principalmente, pelo fato de não ter orientação e motivação para desenvolver sua mente, que está em processo de formação, com atividades relativamente saudáveis.

Escola Florência Ferreira Neta
Foi pensando na situação em que se encontra o nosso país, mas principalmente para que a cidade de Varjota não chegue na mesma situação, que surgiu em 2011, através do Grupo de Teatro ENTRANDO EM CENA, o projeto "Eu Faço TEATRO", cujo objetivo principal é dar aos alunos das escolas públicas da rede municipal de ensino a oportunidade de conhecer e exercer a arte do Teatro.

Escola Dep. Maneol Rodrigues

O Teatro é uma arte que encanta e seduz, tanta quem apenas assiste como quem dela prática, seja atuando nos palcos ou por trás das cortinas cuidando do cenário, figurino, maquiagem ou sonoplastia. O Teatro é uma importante ferramenta auxiliar na educação de crianças e adolescentes.
Escola Tereza Aragão Ximenes

O Projeto "Eu Faço TEATRO" conta com aproximadamente 92 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, dividindo em 8 escolas da rede municipal de ensino. O projeto busca montar grupos de teatro dentro das escolas, incentivando através da arte cênica sobre a importância dos estudos.

Escola Waldir Leopércio

Esta bela iniciativa é coordenada por seus idealizadores, os professores de teatro Ronaldo Araújo e Samyla Costa, os quais começaram de forma voluntária, mas logo foram merecidamente contratados pela Prefeitura de Varjota, através das Secretarias de Educação e Cultura do município. Tendo ainda, o importantíssimo apoio do Presidente da Câmara Municipal José Marcelo Lopes.
Escola Benjamim Rodrigues Macedo

Com apenas um ano de execução, o projeto já mostra resultados satisfatório para o município. Um exemplo disso, é o 2º LUGAR conquistado pela escola Florência Ferreira Neta, neste ano, no Festival de Arte Cênica do Theatro São João na cidade de Sobral, um dos mais importantes festivais do estado do Ceará. A importância se eleva ainda mais quando avaliamos que quem estiveram se apresentando naquele palco profissional era apenas crianças que até pouco tempo nem sabiam o que era teatro.



A cidade de Varjota está bem servida de talentos. Foram muitas as revelações nas escolas do município. Entre essas revelações podemos citar: Marcos Vinicius, Iara Ximenes e Flávia Ximenes da escola Florência Ferreira Neta; Jaqueline Furtado, Clarissa Nascimento, Luciane Ferreira da escola Waldir Leopércio; Mariana Lira, Larissa Mesquita, Tais Farias da escola Deputado Manoel Rodrigues; Felipe Nascimento, Iago Rodrigues da escola Francisco Pio de Farias; Talita Silva, Graziela Paiva e José Ricardo da escola Tereza Aragão Ximenes; entre outros.




Parabéns aos coordenadores do projeto pela bela iniciativa!

E a administração VARJOTA CIDADE DE TODOS por apoiar esse importantíssimo projeto!!!

Fonte: Cia de Teatro Entrando Em Cena
share

0 comentários

Comente Agora

Varjota em Rede - 2013